sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

ORIGEM E HISTÓRIA DOS PROGRAMAS DE MARKETING DE AFILIADOS

A ideia dos programas de marketing de afiliados começou a ser usada através da indústria dos sites eróticos. Julga-se que foi a empresa Cybererotica, responsável por sites de conteúdo para adultos a pioneira no marketing de afiliados, pensando-se ter sido a primeira empresa online a usar um programa de afiliados baseado em pagamentos por clique. Os afiliados colocavam nos seus sites links de publicidade à empresa, recebendo determinados valores monetários por cada número específico de cliques que gerassem tráfego para o site da Cybererotica.
No entanto, só em Outubro de 1994 o marketing de afiliados daria um salto para a comunidade mainstream da Internet (ou seja, para fora dos sites com conteúdo exclusivamente dirigido ao público adulto), quando a empresa PC Flowers & Gifts lançou o seu programa de afiliados.
Um mês mais tarde, a empresa de venda online de música CDNOW lançou o seu programa de afiliados, conhecido como BuyWeb. A ideia da CDNOW era de angariar afiliados de entre outros sites de conteúdo musical (como por exemplo sites de crítica a álbuns musicais), que colocariam nas suas páginas web links de publicidade a determinados álbuns que fossem vendidos no site da CDNOW. Os usuários seriam redireccionados não só para o site da CDNOW, mas para a página web onde poderiam adquirir directamente o álbum em questão, recebendo o afiliado uma comissão pela venda efectuada do álbum.
Outras empresas online viriam a lançar os seus próprios programas de marketing de afiliados, tais como a AutoWeb.com (Outubro de 1995), Kbkids.com/BrainPlay.com (Janeiro de 1996), EPage.com (Abril de 1996), entre outras.
Apesar disto, os programas de marketing de afiliados só se viriam a tornar mais populares quase 2 anos depois, em Julho de 1996, quando a Amazon.com lançou o seu próprio programa de afiliados (provavelmente devido à popularidade da Amazon.com em si face a outras empresas que já usariam os programas de marketing de afiliados). Os afiliados colocavam nos seus sites banners ou textos-âncora a publicitar determinados livros vendidos na Amazon.com ou o link para a página inicial da Amazon.com, sendo que recebiam comissões por livros vendidos (ou outros itens) através desses links, fosse o livro directamente publicitado no link, ou outro.
Em Fevereiro de 2000 a Amazon.com anunciou que tinha adquirido uma patente para os programas de marketing de afiliados, patente essa requisitada em Junho de 1997. A patente dava direitos de autor à Amazon.com a partir desse momento, mas não em relação aos programas de marketing de afiliados surgidos anteriormente.
Com o surgimento da Web 2.0, o marketing de afiliados conheceu um grande crescimento à escala global, especialmente devido ao crescimento do número de usuários da Internet, que continua a ser constante, e ainda devido à facilidade cada vez maior de utilização da Internet e da maior facilidade de promoção que é possível fazer de todo o tipo de produtos através das plataformas que passaram a ser disponibilizadas com a Web 2.0 (blogues, redes sociais online, sites de vídeos em flash, entre outros).

 

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